quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O papel da mídia na sociedade contemporânea


Os meios de comunicação em massa têm o papel de educar e informar a população. A mesma deve ter um comprometimento com a verdade, o que não acontece na sociedade contemporânea brasileira devido ao afã pelo lucro.
Atualmente a maioria esmagadora dos meios de comunicação em massa não cumpre com o seu verdadeiro papel. Ao não se comprometer com o desenvolvimento intelectual das massas e muito menos com a verdade, os detentores da informação noticiam apenas o que lhes é conveniente em determinado momento, exibindo programas sem gualquer valor cultural incessantemente e também colocando na sua programação noticiam manipuladas que ocultando assim  a verdade .
Um grande exemplo esta nas novelas que em sua esmagadora maioria não mostra a realidade de grande parte da população, alienando e “dopando” a massa, que sem ter um elevado nível intelectual aceita idéias completamente falsas, mentirosas e irreais. Cenas de sexo e violência na televisão são cada vez mais constantes em horário impróprios, esta atitude desperta a curiosidade nas crianças e jovens sobre temas inadequados, desta mesma forma destacam-se também as propagandas que estimulam o consumo extremo e desnecessário, principalmente para as crianças causando assim o circulo vicioso do consumismo.
Entende-se então que a grande parte dos meios de comunicação em massa tem como meta principal a obtenção do lucro em detrimento ao desenvolvimento intelectual da sociedade brasileira de uma forma geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário